PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL ASSOCIADO À RESIDÊNCIA MÉDICA EM CUIDADOS INTENSIVOS E PALIATIVOS

06/02/2012 20:31

 

 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL ASSOCIADO À RESIDÊNCIA MÉDICA EM CUIDADOS INTENSIVOS E PALIATIVOS

Área de Conhecimento – Medicina

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

1. Cuidados Intensivos do Adulto

2. Cuidados Paliativos

 

Coordenador do Programa: Rachel Duarte Moritz

E-mail Institucional: rachel@hu.ufsc.br

 Introdução

Tendo em vista a necessidade do treinamento em serviço, associado à adequada formação científica e a iniciação a pesquisa, com preparo de futuros tutores, propôs-se a implantação do Mestrado Profissional em Medicina no HU/UFSC, com áreas de atuação em Cuidados Intensivos e Paliativos.

O envelhecimento da população; o aumento da sobrevida de pacientes com enfermidades crônico-degenerativas; o aperfeiçoamento tecnológico que permite não só a recuperação de pacientes criticamente enfermos mais também o prolongamento do morrer; a falta de vagas para cuidados intensivos no país e a carência de profissionais treinados para Cuidados Intensivos e Paliativos justificaram essa solicitação.

Como um corolário, a formação de profissionais com excelência técnica e com preparo para a pesquisa e para a implantação de novas tecnologias acarretará em uma melhoria da saúde a nível regional, e possivelmente nacional.

Esse programa foi idealizado para atingir como público alvo o de médicos residentes do HU/UFSC, que tenham cumprido pelo menos 2 anos de RM em áreas básicas.

Objetivo Geral do Programa

Visa a melhor formação técnica do jovem médico, com abrangências nos cuidados ao paciente gravemente enfermo e ao paciente vítima de doença terminal. 

Visa também o estímulo a pesquisa, a disseminação de conhecimento e a implantação de melhorias no atendimento da saúde da população, com formação de possíveis tutores.

Área de Concentração:

Cuidados Intensivos – Tem o objetivo o incentivo a pesquisa e a otimização da formação técnico assistencial do jovem médico no que concerne ao atendimento do paciente crítico.

Cuidados Paliativos – Objetiva a quebra de paradigmas no tratamento do  paciente com doença terminal, incentivando o trabalho multiprofissional, o atendimento que enfoque principalmente a qualidade da vida do paciente, o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação e a pesquisa nas áreas afim.

Ao completar o curso o mestrando profissional deverá ser capaz de praticar habilidades técnicas e compreender as complexidades da prática da medicina e da pesquisa associada ao ensino na área dos cuidados intensivos e paliativos, percebendo com clareza que isto envolve ética, integridade, análise crítica, habilidade para comunicação, compreensão dos sistemas de saúde e colaboração multiprofissional.

Descrição sintética do esquema de oferta do curso

 O Programa de Mestrado Profissional Associado à Residência Médica em Cuidados Intensivos e Paliativos está estruturado como um curso teórico-prático com duração total no máximo de 18 meses, sendo 12 meses em associação com a RM, podendo haver uma prorrogação de 6 meses até a defesa da dissertação, que constará de um artigo a ser publicado em revista da especialidade afim.

Poderão ser candidatos ao programa os médicos residentes do HU/UFSC que já  tenham cumprido 2 anos de Residência Médica e que estejam matriculados em outro programa de Residência Médica do HU.

O mestrado profissional será desenvolvido num período obrigatóprio de 12 meses associado com o programa da RM e num opcional período de 6 meses, de forma complementar, onde o mestrando estará finalizando o seu trabalho de conclusão de mestrado profissional. As disciplinas teóricas do mestrado, ocorrerão durante o período de formação. 

 Até o final de 18 meses, os alunos devem apresentar o trabalho de conclusão do mestrado profissional o qual poderá envolver; a apresentação de um projeto técnico, a preparação de um artigo científico baseado nos dados coletados durante o curso ou em revisão sistemática da literatura ou em discussão de casos ou em intervenção de procedimentos clínicos.

O artigo deverá ser apresentado e defendido em sessão pública, nos termos da Portaria normativa no.7 de 22 de junho de 2009 (publicada no diário oficial em 23/06/09), respaldada pela resolução N° 05/CUN/2010 e pelo regimento interno do Mestrado Profissional Associado a Residência Médica em Cuidados Intensivos e Paliativos. A Banca examinadora será composta pelo orientador e tres professores.