Solicitação de Banca de Sustentação

Procedimentos para Solicitação de Bancas de Dissertação

Obrigações do discente/orientador:

1 – Para marcação da banca:

• Providenciar a reserva de sala para realização da banca;
  • Entregar na Secretaria Acadêmica (bloco H, térreo, do CCS) a Solicitação de Banca de Sustentação, juntamente com uma cópia do Curriculum Lattes atualizado e comprovante de submissão de artigo, com no mínimo, 30 dias de antecedência, atendendo a legislação vigente;

As bancas de dissertação deverão ser constituídas por no mínimo três membros titulares, todos possuidores do título de Doutor ou de Notório Saber, sendo ao menos um deles externo ao Programa, conforme estabelece o art. 61 da Resolução Normativa 05/CUn/2010.

Para os casos em que a banca contará com a participação de Membro Externo que não seja Professor na UFSC (Inclusive os Médicos do HU), verificar junto à Secretaria Acadêmica se ele já participou de bancas na UFSC. Se não participou, preencher todo o Formulário Dados Prof. Externo e encaminhar à Secretaria Acadêmica juntamente com uma cópia do Diploma de Doutor.

2- Após aprovação da solicitação de banca pelo Colegiado:

• Verificar a disponibilidade dos equipamentos  e dos softwares  disponíveis na UFSC, para a apresentação, afim de evitar problemas no momento da apresentação;
  • Preencher e imprimir a  Folha de Rosto (em formato A5), para evitar problemas futuros aconselhamos que sejam feitas ao menos 2 cópias;
  • Retirar junto à Secretaria os documentos referentes à banca.

3- No dia da banca:

• Chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, para testar equipamentos e verificar condições do local;
  • Ao terminar a banca, verificar se os equipamentos estão corretamente desligados e portas e janelas fechadas;
  • Recolher as assinaturas na Folha de Rosto para posterior confecção da versão final.

Se o título da dissertação for alterado, sugerimos que o discente realize a alteração imediatamente  para evitar transtornos, caso algum membro seja externo à UFSC ou se ausente da instituição.

• Devolver a chave da sala utilizada no local ao qual foi retirada.

4- Após a banca:

• Caso o discente tenha sido aprovado com modificações (até 60 dias para entrega da versão final) ou aprovado com modificações substanciais (até 90 dias para entrega da versão final), a assinatura da coordenadora na folha de rosto só ocorrerá após o discente ou orientador comparecer na secretaria do programa com o Atestado do Orientador preenchido e assinado. Sem a assinatura da secretaria do programa no atestado, a coordenadora não assinará a folha de rosto, indispensável para entrega da dissertação na Biblioteca Universitária.

• Caso o discente tenha sido aprovado sem alterações (até 30 dias para entrega da versão final), deverá retirar na secretaria uma declaração para assinatura da coordenadora do programa na folha de rosto.

SÃO OBRIGAÇÕES DA SECRETARIA ACADÊMICA:

1– Ao receber o pedido:

• Conferir se os dados da Solicitação da banca estão completos e se os demais documentos foram anexados;
  • Se estiverem incompletos/incorretos, devolver ao aluno/orientador;
  • Encaminhar para aprovação Colegiado do Programa.

2- Após aprovação do pedido pelo Colegiado ou Coordenação MPCIP:

• Verificar dados do cadastro ou solicitar dados necessários;
  • Confeccionar os documentos referentes à banca.